Fase final da 4ª ONHB (Campinas, SP): Uma experiência que valeu ouro.



 As 5 equipes do Piauí



Se ainda existe alguém que lê isso aqui, peço desculpas por tooooodos esses dias que passei sem postar coisa alguma. Como a maioria já sabia por meio dos posts anteriores, eu estava me preparando para a fase final (6ª etapa) da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil que ocorreu na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em São Paulo nos dias 20 e 21 de outubro.
Para quem nunca havia competido presencialmente em olimpíadas científicas, essa foi uma experiência e tanto. Saímos (eu, minha equipe, nosso professor orientador e o diretor) de Teresina (PI) ainda na sexta-feira, por volta de 5h30min da madrugada. Depois disso tomamos um belo chá de cadeira no Aeroporto Internacional de Brasília, onde precisamos fazer conexão. Segundo alguns da equipe (cof cof cof) as várias horas que passamos em Brasília serviram pra limpar a vista... Não posso dizer o mesmo. Fui limpar a vista quando já estava lá em Campinas mesmo (hahahaha).
Já em Campinas, começamos a perceber como funcionava a cidade ainda no Aeroporto Internacional de Viracopos (Aliás, descobri o porquê de “viracopos”. É cada pérola que a gente via por lá!). Uma coisa eu preciso ressaltar: pra quem viajou com o estereótipo de que o pessoal de São Paulo era frio e nada receptivo, conhecer a cidade de Campinas foi um belo tapa na cara. Se tem uma coisa que não posso reclamar, essa coisa é a educação e receptividade deles. O forte sotaque também foi algo que chamou minha atenção de forma positiva.
Fomos a alguns shoppings da cidade, pegamos ônibus lá, andamos pelo Centro da cidade, conhecemos a Unicamp (aliás, só tenho uma coisa a dizer de lá: UAU!) e curtimos muito aquele friozinho que, infelizmente, não deu pra trazer pra Teresina. Contudo, o mais importante foi a experiência.
Quando me inscrevi para a seletiva interna do meu colégio, minha cabeça era completamente diferente. Hoje, escrevendo este texto depois de ter participado da ONHB, só posso dizer uma coisa: minha vida mudou. Aprendi a encarar a História do Brasil de outra forma (beeeeeem melhor que a anterior!), tomei gosto pela matéria e quando menos esperava, me vi fazendo pesquisas e analisando documentos para o próprio assunto regular da escola. A Olimpíada Nacional em História do Brasil me presenteou com ótimas experiências, ótimas histórias e pessoas maravilhosas que conheci por lá (Valeu, Ridson, Cliff, Brenda e Ícaro, do Ceará; Tamires, Lucas e Alisson, do Piauí e as duas equipes de Jatobá do Piauí que eu não lembro bem os nomes do integrantes, mas que adorei ter conhecido).

Meu certificado

Foi uma ótima oportunidade também de conhecer melhor meus companheiros de equipe (e nisso me refiro à equipe ESH). Gostaria de agradecer pela companhia da equipe Heróis do Jenipapo na viagem e o apoio da Bastardos Inglórios e Pretorianas, ambas da minha escola, que não chegaram a passar para a fase final, mas que bravamente lutaram e chegaram até a 5ª fase.
Voltamos para casa com uma medalha de honra ao mérito e certificado de menção honrosa, mas eu, com todo orgulho, posso confirmar como essa medalha vale OURO pra mim, só por as experiências que consegui por lá. Ê ONHB linda!

Raíssa Muniz