Preciosidades de estante: O Cavalo e Seu Menino – C.S. Lewis



“O Cavalo e Seu Menino” é, entre todos os outros d’As Crônicas de Nárnia, um livro que avaliei como sendo, de certa forma, cansativo. Narra a aventura do menino Shasta e seu cavalo falante (nativo de Nárnia) Bri quando os mesmos fugiam do sul da Calormânia para a terra misteriosa de Nárnia.
Em sua empreitada Shasta e Bri são inúmeras vezes surpreendidos por rugidos de leões, encontrando uma menina e sua égua em igual situação deles próprios: fugindo para Nárnia.
No decorrer do livro, a história da menina Aravis e sua égua Huin são contadas juntamente com a de Shasta e Bri. Além disso, o quarteto ainda chega a enfrentar diversos perigos e contam com a ajuda contínua do próprio Aslam.
Em suma, não foi um livro que me prendeu tanto a atenção. Não sei se foi por se passar praticamente todo fora do território de Nárnia e eu já estar acostumada a gostar dos ambientes mágicos que C.S. Lewis descreve lá. O que pude observar, contudo, é que a própria história é narrada como uma fuga de prisioneiros à procura da liberdade. Não consegui simpatizar com este livro em especial, contrariando o que aconteceu com os outros d’As Crônicas de Nárnia.

Raíssa Victória Muniz
09/01/12

2 comentários:

  1. Lembro que quando eu li a série, também não gostei tanto desse. Ele não se encaixa tão bem aos outros, mas acho interessante que ele mostre outros países e personagens diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Não consegui gostar tanto dele como gostei dos outros.
      Obrigada pelo comentário.

      Raíssa

      Excluir